Clínica UCARDIO faz reunião clínica em interface com médicos de família

Clínica UCARDIO faz reunião clínica em interface com médicos de família

A UCARDIO, clínica localizada em Riachos e especializada em Doenças Cardiovasculares, realizou pela primeira vez uma Reunião Clínica em Interface com os Médicos de Medicina Familiar.

A UCARDIO, clínica localizada em Riachos e especializada em Doenças Cardiovasculares, realizou pela primeira vez uma Reunião Clínica em Interface com os Médicos de Medicina Familiar.

Este evento teve lugar no passado dia 15 de Outubro, no Palace Hotel de Monte Real e aliou os Departamentos de Cardiologia, Pneumologia e Urologia da UCARDIO com cerca de 20 Médicos que trabalham em Centros e Unidades de Saúde Familiar dos Concelhos de Alcanena, Golegã, Entroncamento e Torres Novas.

O programa Científico, sob patrocínio da Farmacêutica Menarini Portugal, contemplou duas mesas redondas com temas actuais e pertinentes ligados às Doenças Cardiovasculares. Angina de Peito, Fibrilhação Auricular, Tabagismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, Apneia Obstrutiva do Sono e Disfunção Eréctil foram algumas das patologias abordadas. No final houve ainda tempo para falar sobre o trabalho de equipa e multisdiplinar (Team Work) que é desenvolvido na UCARDIO.

Particular ênfase foi dado à capacidade e elevada experiência que reside na UCARDIO em efectuar o diagnóstico e seguimento da doença coronária através da Ecocardiografia de Sobrecarga (em Esforço ou Farmacológica), um exame considerado nas actuais recomendações da Sociedade Europeia de Cardiologia e que tem as grandes vantagens de ter menor custo, mais eficiência e não contemplar o uso de radioactividade, em comparação com a Cintigrafia de Perfusão do Miocárdio, que infelizmente para o doente, é o exame mais usado em Portugal no cenário da avaliação da doença coronária.

Segundo o Director Clínico da UCARDIO, o Cardiologista de Intervenção, Dr. Jorge Humberto Guardado, “estas Jornadas eram há muito ambicionadas por esta Unidade Cardiovascular de forma a poder expor, em toda a amplitude, o seu conceito e potencialidades à comunidade Médica de Medicina Familiar com a qual convivemos diariamente através dos nossos doentes”.

A Reunião Científica teve um carácter informal e registou uma forte adesão e participação pelo que já se está a equacionar a segunda edição para o próximo ano.

Fonte: https://omirante.pt/semanario/2016-10-27/economia/2016-10-27-Clinica-UCARDIO-faz-reuniao-clinica–em-interface-com-medicos-de-familia

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *