“A vila de Riachos é harmoniosa e desenvolveu-se respeitando a população”

Para Ana Pais dos Santos, directora geral da Ucardio – Centro Clínico, a Festa da Bênção do Gado só se percebe, vivendo-a.

Explicar a Festa da Bênção do Gado a alguém que nunca a viu é o mesmo que explicar o sabor das laranjas a quem nunca as comeu. É por isso, e por considerar que o que se vai passar em Riachos é um momento único, que Ana Pais dos Santos convida todos os que possam a assistir.

“Esta festa que se realiza normalmente de quatro em quatro anos só se conhece vivendo-a. Passeando pelas ruas da vila, vendo os elementos etnográficos associados à agricultura tradicional, no cortejo e na procissão do Senhor Dos Lavradores, usufruindo da música e muita animação. Venham porque é algo irrepetível”. Quanto à vila de Riachos considera que cresceu e se desenvolveu de forma muito harmoniosa e respeitando a sua população. Salienta do que lá existe, o centro escolar, o largo da vila e o parque infantil e sugere que seja melhorada a Casa do Povo porque a população é dinâmica e é ali que ocorrem muitas actividades. Sobre a Ucardio, os próximos passos serão o aumento das valências, nomeadamente com a inclusão da Medicina Estética.

“A Ucardio, em Riachos, com as suas parcerias em Alcanena, Entroncamento, Tomar e Torres Novas, é líder no sector da cardiologia com aposta clara e contínua na diferenciação e simultaneamente na proximidade às pessoas. É um dos poucos centros de Ecocardiografia de Esforço em Portugal reconhecido não só a nível nacional como também internacional e conta com equipa de Hemodinâmica Cardiologia de Intervenção e Arritmologia cujos procedimentos completam o diagnóstico e tratamento dos nossos doentes”. O Centro Clínico, que é certificado pela norma ISO 9001:2015, está num processo de aquisição de viaturas eléctricas, no âmbito da sua política ambiental, mas Ana Pais dos Santos não sabe se já há tractores e máquinas agrícolas eléctricas na vila.

“Os agricultores de Riachos têm sido pioneiros no uso de novas tecnologias mas não tenho a certeza se alguns dos tractores são 100% eléctricos. Provavelmente irei saber isso após o Cortejo da Festa, onde também desfilam esses veículos e máquinas agricolas”.

Ler notícia
×