UCARDIO-Cardiologia diferenciada

Localizada em Riachos, a UCARDIO é a concretização de um projecto pessoal assumido em nome do especial carinho que Jorge Humberto Guardado, o seu mentor e Director Clínico, tem quer pela área da Cardiologia quer pela sua terra natal e região do Médio Tejo.

Dr. Jorge Humberto Guardado Cardiologia
Um serviço de proximidade e integrado Caracterizada pelos tratamentos diferenciados, pela elevada especialização do seu corpo clínico e pela política de proximidade, a UCARDIO é um espaço onde a Cardiologia é interpretada em sintonia com um amplo leque de especialidades médicas, na tentativa de proporcionar o melhor tratamento a cada utente. Parte significativa das pessoas que apresenta doenças cardiovasculares tem também outras patologias associadas, pelo que o seu diagnóstico e tratamento deve ser feito de forma integrada com todas as áreas de especialidade médica que estão envolvidas.

A UCARDIO tem no seu quadro Cardiologistas diferenciados e com experiência em Cardiologia de Intervenção, Electrofisiologia/Arritmologia Cardíaca e Ecocardiografia avançada, que trabalhando em equipa podem proporcionar aos utentes as intervenções mais adequadas na doença coronária e valvular, miocardiopatias, insuficiência cardíaca e arritmias. Para além de um corpo clínico especialmente capacitado, experiente e sensível ao bem-estar do utente, este é um espaço que proporciona o essencial das técnicas no âmbito da Cardiologia de ambulatório – Eletrocardiograma, o Holter, o Registo de Eventos Cardíacos, a Pressurometria (MAPA), a Ecocardiografia e a Prova de Esforço. A UCARDIO pode também orgulhar-se de proporcionar uma tecnologia normalmente disponível apenas em contexto hospitalar e cujos méritos são já bem reconhecidos entre a comunidade médica: a Ecocardiografia de Sobrecarga, em nome da qual é exigido um importante investimento material e humano.
A Ecocardiografia de Sobrecarga em Esforço caracteriza-se pela elevada sensibilidade e especificidade no diagnóstico, por comparação a uma simples prova de esforço. Consistindo num “método fisiológico”, trata-se de um exame especificamente focado na avaliação da doença coronária mas que também tem a vantagem de simultaneamente poder ser utilizado para identificar e estratificar patologias como a doença valvular, a miocardiopatia hipertrófica, a hipertensão pulmonar ou a existência de gradientes intraventriculares, uma entidade subdiagnosticada e que motiva muitas vezes queixas e /ou alterações na prova de esforço (só com ECG) em adolescentes e jovens adultos desportistas.

Sendo uma técnica que permite analisar o paciente enquanto este exerce um esforço físico análogo ao da sua vida diária. Mas outro dos importantes argumentos a favor desta tipologia de exame não-invasiva reside no facto de não incluir radiação (teste “verde”, amigo do doente e do ambiente) contrariamente ao que se verifica com outras opções de análise como é o caso da cintigrafia de perfusão do miocardio, esmagadoramente utilizada no nosso país.
É muito mais simples – e melhor para o doente – se utilizarmos métodos que não façam mal às pessoas, de acordo com o influente cardiologista, Prof. Carlos Cotrim, que foi pioneiro na utilização da Ecocardiografia de Sobrecarga em Portugal e na Europa e cujo contributo profissional se afigura como uma incalculável mais-valia para a UCARDIO. A excelência dos serviços proporcionados na UCARDIO explica-se não apenas pela grande aposta em constituir uma equipa médica e técnica que conciliasse um currículo diferenciador e altamente especializado com uma filosofia e partilha de valores comuns.

Fazendo jus a todos estes elementos, esta corresponde a uma das poucas clínicas em regime de ambulatório distinguidas com a certificação ISO 9001 (Sistemas de Gestão de Qualidade), tendo sido uma das primeiras a obter esta insígnia, no ano de 2012. E porque é intenção chegar cada vez mais longe no universo da Cardiologia, a clínica já vai para a realização da terceira Reunião Médica Anual com a Medicina Familiar da região e brevemente dará início à realização de projetos de formação e investigação científica, fortificando-se, passo ante passo, o compromisso que este espaço de saúde assumiu com o bem-estar da sociedade. *Cardiologista de Intervenção, Director Clínico – Ucardio

Ler notícia
×