Lista de exames
Ecocardiograma de Sobrecarga (Esforço)
O que é?
A elevada prevalência de doença coronária, conduziu ao desenvolvimento de técnicas complementares de diagnóstico não invasivas, fiáveis e acessíveis para o seu diagnóstico e avaliação. Entre estas, a prova de esforço clássica em tapete rolante, embora amplamente utilizada apresenta limitações para o diagnóstico de isquémia o que motivou o desenvolvimento de novos métodos não invasivos de diagnóstico, nomeadamente a ecocardiografia de esforço (EE).
Os EE são sobretudo efectuados para diagnóstico de doença coronária (isquémia) e no seguimento de doentes submetidos a procedimentos de revascularização. Uma significativa percentagem de exames são efectuados no estudo de patologia valvular, na avaliação da pressão sistólica da artéria pulmonar, no estudo de próteses valvulares, na pesquisa de gradientes intraventriculares em atletas, na síndrome X e em doentes com miocardiopatia hipertrófica.
São necessárias algumas precauções:
- não deve comer ou beber nas 3 horas anteriores ao exame; poderá beber pequenas quantidades de líquidos para tornar os medicamentos. Os diabéticos, especialmente os que tomam insulina, poderão necessitar de instruções especiais do seu médico assistente
- poderá haver necessidade de parar alguns medicamentos 1-2 dias antes do exame. Pergunte ao seu médico assistente se deve interromper algum.
- deve trazer roupas e calçado adequado ao exercício.
Deve contar com pelo menos entre 30-45 minutos para a realização deste exame. É dada imediatamente uma informação preliminar e o relatório é entregue pouco depois ou no dia seguinte.
O risco deste exame existe mas é pequeno sendo comparável ao de qualquer esforço mais vigoroso. Por isso, como precaução, estão disponíveis meios médicos para tratar eventuais complicações.
Se tiver a última prova de esforço e/ou electrocardiograma efectuado traga para comparação com o actual e toda a medicação que está a fazer.
