Lista de exames
Espirometria
O que é?
A Espirometria é um exame de diagnóstico importante na área da pneumologia. Este é totalmente inócuo e serve para medir a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar e expirar a cada ciclo respiratório, ou seja a quantidade e velocidade de ar que cada um é capaz de colocar e retirar dos seus pulmões.
Este exame tem como objectivo principal diagnosticar ou fazer o acompanhamento da evolução de algumas doenças pulmonares. Também poderá ser útil a avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios e, mesmo em pessoas sãs que queiram aferir a sua capacidade pulmonar (por exemplo atletas).
Nalgumas doenças tais como doença pulmonar crónica obstrutiva (DPOC), asma, bronquite crónica, enfisema pulmonar, fibrose pulmonar e outras patologias este exame deverá ser efectuado periodicamente para avaliar a evolução da doença e a eficácia terapêutica.
Neste exame, normalmente, o utente estará sentado e deverá respirar através de um tubo que contém um bocal e que está ligado ao aparelho (espirómetro). O nariz será tapado com uma pequena mola para garantir que toda a respiração seja feita pela boca e que todo o ar passe pelo aparelho. Durante o exame será solicitado que, alternadamente, respire tranquilamente e que depois encha o peito de ar o máximo possível para que depois sopre esse ar com o máximo de força, rapidez e tempo possível. Estas manobras serão repetidas as vezes necessárias até obter os resultados pretendidos. Nalguns casos poderá ser necessário a administração de um medicamento broncodilatador e a repetição do teste para perceber a resposta ao mesmo.
- O utente deverá estar em repouso 5 a 10 minutos antes da realização do exame.
- Não deverá trazer vestuário muito apertado.
- Não é necessário jejum, mas deverão ser evitados a ingestão de chá, café e/ou bebidas alcoólicas 6 horas antes do inicio do exame.
- Na situação de tomar medicação broncodilatadora, esta deverá ser suspensa durante 4 horas (brocodilatadores de acção rápida) e 12 horas (broncodilatadores de acção prolongada). Restante medicação não será necessário a sua interrupção a não ser por indicação médica.
- Não deve fumar nas 2 horas que precedem o exame.
- O exame não deverá ser efectuado em pessoas engripadas.
O exame é rápido e poderá demorar cerca de 15 a 20 minutos.
O relatório normalmente é entregue ao fim de alguns minutos, mas nalguns casos pode demorar alguns dias.
É um exame não invasivo em que não se corre qualquer risco e é totalmente indolor.
De trazer o último exame que tenha efectuado e o nome dos medicamentos que está a tomar.
