Exames complementares

Conheça os exames disponiveis

Testes Cutâneos de Alergias

O que é?

O teste cutâneo de alergia por picada permite avaliar uma reacção cutânea às substâncias que frequentemente causam alergia (alergénios), presentes em alimentos, fungos, ácaros, pólenes ou proteínas animais. Se o doente for alérgico a uma determinada substância, irá provavelmente desenvolver uma reacção cutânea quando as suas células entram em contacto com esse alergénio.

Os testes cutâneos são um dos métodos mais utilizados e consiste no depósito de várias soluções compostas pelos alergénios suspeitos ou mais comuns sobre a pele do antebraço do paciente e, em seguida, na realização de uma pequena punção com uma lanceta, de modo a proporcionar a sua penetração na derme, assinalando-se a sua localização através de uma marca com tinta indelével, de modo a identificar a eventual reacção. Este tipo de teste, denominado prick-test, é actualmente mais útil para alergias cutâneas e respiratórias do que alimentares.

Preferencialmente, o doente não deve tomar anti-histamínicos uma ou duas semanas antes do teste porque estes medicamentos podem interferir com os resultados, impedindo o doente de reagir à substância a que é alérgico.

Além disso, os corticosteróides orais e cutâneos, em determinadas doses, também podem interferir com os resultados. O doente deve comunicar ao médico se alguma vez teve uma reacção anafiláctica (uma reacção alérgica sistémica grave, por vezes fatal, que ocorre geralmente minutos após a exposição a um alergénio) ou se já teve uma reacção alérgica grave a um teste para as alergias.

O exame tem uma duração de 15-20 minutos. O paciente permanecerá na clínica por um período de 30 minutos de observação após o término do teste. O relatório pode ser entregue imediatamente ou no dia seguinte, salvo algumas excepções.

Atendendo a que a exposição ao alergénio é muito pequena, é extremamente improvável a ocorrência de uma reacção alérgica grave. Durante algumas horas, o doente pode apresentar alguma vermelhidão ou comichão nas áreas testadas, semelhante à picada de um mosquito.